Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Pesquisadora italiana ajuda a mapear língua vêneta em Colombo

Entre os dias 31 de julho e 13 de agosto, a professora e pesquisadora italiana, Giorgia Miazzo, esteve em Colombo para auxiliar a Associazione Veneti no trabalho de mapeamento da língua vêneta na cidade.

Foram realizadas 66 entrevistas com falantes entre 46 e 89 anos de idade, de diferentes bairros e famílias.  A ideia principal foi fazer um levantamento de vocabulário e das variações linguísticas que predominaram nestes 140 anos desde a chegada dos primeiros imigrantes.

 Entrevistados: Aurora Rosenente Coradin Schena, Gema Leoni Coradin Lunardon, Leonice Coradin Vidolin, Maria Luiza Coradin Fracaro, Mercedes Coradin Rosenente, Daniel Rosenente e Neiva Fracaro Coradin.


Após este trabalho, a equipe que a acompanhou nas entrevistas irá se reunir para ouvir todas as gravações realizadas e em breve editar um glossário com as palavras levantadas e um histórico para contextualizar a importância de manter viva esta língua.

Giorgia ainda realizou um curso intensivo de vêneto que contou com a participação de 15 pessoas.


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Pesquisa do vêneto em Colombo é destaque na Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo publicou hoje, 05/08/16, uma matéria sobre a pesquisa que a professora italiana, Giorgia Miazzo, está realizando em Colombo até o final da primeira quinzena deste mês.

Dentre os principais pontos abordados, Giorgia trata da diferença entre o talian falado no restante do Brasil e o vêneto falado em Colombo.

Confira a matéria completa aqui