Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O VÊNETO: uma herança linguística dos colombenses


O Vêneto é uma região do norte da Itália com 4,5 milhões de habitantes e 18.264 Km2, cuja capital é Veneza. É composto de sete províncias: Belluno, Pádua, Rovigo, Treviso, Veneza, Verona e Vicenza. Foi dessa região setentrional italiana que vieram a maioria das famílias imigrantes que colonizaram Colombo, com quase 90% de representatividade.
Na região do Vêneto é falada, além do italiano, a língua veneta ou vêneto, também falado no Brasil pelos descendentes desses imigrantes, porém conhecido como dialeto veneto ou Talian. O Talian é falado sobretudo nos estados da região sul do Brasil, mas também em São Paulo e Espírito Santo. Os imigrantes italianos começaram a chegar a essas regiões no final do Século XIX. Nessa época, ainda não existia um idioma italiano único na Itália, e sim diversas línguas regionais. Os que imigraram para o sul do Brasil eram predominantemente do norte da Península Italiana. Destes imigrantes, a maioria falava a Língua Veneta.





Família Fiorese - Acervo: Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia

O dialeto vêneto, com o decorrer do tempo, sofreu alterações, devidas ao contato com o  português, porém continua muito próximo, tanto oral quanto gramaticalmente, da Língua Veneta, falada na região setentrional italiana.  O uso do Talian no Brasil entrou em declínio desde a década de 1940, quando o governo nacionalista de Getúlio Vargas proibiu seu uso, tanto escrito, como oral. Falar o Talian em lugares públicos era considerado ofensivo e falta de patriotismo, e os italianos e descendentes foram obrigados a aprender o português. Mas, por viverem de certa forma isolados em zonas rurais, os descendentes dos imigrantes italianos conseguiram preservar o idioma. No entanto, com a abertura de estradas e o contato cada vez mais constante com os centros urbanos, essa tarefa se tornou cada vez mais difícil.
Não se sabe ao certo o número de falantes de Talian no Brasil, porém estimativas apontam em 500 mil o número de pessoas que usam essa língua, a maioria dos quais são bilíngües e também falam o português. Atualmente, o governo brasileiro tem se empenhado para fomentar o uso do Talian, principalmente nas regiões povoadas por italianos no sul do Brasil, incluindo a Língua Italiana no currículo escolar. Em pequenos municípios existem até estações de rádio locais que transmitem algumas horas de sua programação em Talian.
Em Colombo dos 230 mil habitantes calcula-se que 70 mil sejam descendentes de italianos, destes em torno de 5 mil (netos de imigrantes) falam o Talian, 15 mil compreendem-no (bisnetos de imigrantes) e os demais sabem de sua existência. Neste mês estamos comemorando 129 anos de presença italiana em nossa cidade, pois foi em setembro de 1878 que os primeiros italianos aqui chegaram. Queremos manter viva essa herança lingüístico-cultural que faz parte de nossa história. Portanto, você que tem interesse em aprender o idioma dos “nonos”, dos imigrantes italianos que colonizaram Colombo, entre em contato conosco e demo palar Talian.
Fábio Luiz Machioski - Especialista em Patrimônio Cultural

Um comentário:

  1. MEU BISAVÔ VEIO DA PROVÍNCIA DE PÁDUA, MAXIMO FIORESE. MUITO LEGAL SABER MAIS SOBRE NOSSAS ORIGENS!!!!

    ResponderExcluir